Sabe aquela história de que viajar é o melhor investimento? É verdade.
Ei, psiu, a história a seguir é continuação desta aqui.
Como eu estava dizendo, já era 2016 e eu ainda estava boiando. Queria muito fazer esse tal de intercâmbio, mas tudo o que eu sabia era que ia sair caro. Também esqueci de explicar para vocês que a bolsa do Santander abrangia três universidades de Portugal e uma da Espanha. A minha vontade sempre foi estudar na Espanha ou em algum país latino-americano (porque eu gosto muito da língua espanhola), e essa era a minha chance de aprimorar o idioma. A universidade de lá ficava em Barcelona, localizada na Catalunha. Tudo parecia um sonho.
Eis que eu ouço comentarem que em Barcelona não se falava espanhol... 😡
Isso mesmo, disseram-me que lá se falava catalão. Exageraram um pouco, lá também existe o espanhol, mas boa parte das aulas nas universidades são em catalão, uma língua local que parece uma mistura de francês com italiano. A essa altura, eu estava querendo fugir de qualquer obstáculo, e resolvi pensar no caminho mais fácil: Portugal.
O problema era que eu ainda não sabia bem se queria ir para lá. Estava usando Portugal mais como uma solução para o meu problema, não como um objetivo. Acho que foi por isso que eu não consegui continuar em 2016. O edital da mobilidade internacional sairia em menos de um mês, e eu estava com tanto receio que não continuei com meu plano. Essas incertezas só confirmaram que eu ainda não estava pronta para viajar.
Foi o que eu falei para o meu pai ontem (26/12/2016) durante a nossa viagem. Estava contando para ele que já tinham se passado muitos meses, mas essa vontade reacendeu quando comecei a trabalhar em uma empresa cujos funcionários viajavam muito. Um colega em especial me disse que temos que aproveitar as oportunidades que surgem durante a época da faculdade. Ele comentou que esta é uma das melhores fases da vida para ter novas experiências, especialmente viagens. Sabe aquela história de que viajar é o melhor investimento? É verdade.
Eu tagarelava para o meu pai sobre isso, e ele, então, me perguntou:
– Mas o que é mesmo que está te impedindo de fazer essa viagem agora?
E eu respondi:
– Eu não sei se vai ter a bolsa do Santander de novo neste ano. E, mesmo que tenha, lá em Barcelona eles falam catalão...
Então, meu pai dá uma olhadinha para mim com uma cara de "achei a solução", e diz:
– Aprende catalão!
Comentários
Postar um comentário